14 de julho de 2018

Filme | Operação Red Sparrow


Jennifer Lawrence é uma bailarina que quebra a perna e não pode mais dançar. O tio dela é um agente do governo que lida com espionagem. Joel Edgerton é um desses espiões, americano, infiltrado na Rússia. A partir daí, um monte de coisa acontece.



Adaptado do livro que foi lançado originalmente no Brasil como Roleta Russa de Jason Matthews, o filme é dirigido por Francis Lawrence (que mostrou talento nos últimos três Hunger Games) e sua visão está impressa em cada frame do filme, construindo elegância, firmeza e tensão em todas as cenas.

A primeira metade do filme, que trata dos traumas da protagonista como bailarina e de seu treinamento em espionagem e sedução (orientado por uma cruel Charlotte Rampling), faz questão de incentivar e problematizar simultaneamente o uso da sexualidade como arma.



Existe um  crescimento da protagonista ao longo da trama, Dominika começa ingênua, mas é uma mulher psicologicamente forte, violenta e aos poucos vai entendendo perfeitamente as motivações do seu tio, que é um homem esperto e asqueroso. O que realmente move a trama é o fato de Dominika estar cada vez mais envolvida na espionagem quando somente quer se livrar dela.

Jennifer Lawrence entrega uma personagem muito forte. Mesmo sendo difícil fazer as cenas brutais, a atriz dá o melhor de si e isso é bastante notável. Além disso, ela faz um excelente trabalho de voz, entregando um sotaque russo natural e aceitável. A frieza da personagem é sua segunda pele e isso pode incomodar alguns, no entanto, essa é uma das características principais de Dominika, o que contribui bastante para enganar seus oponentes.


Operação Red Sparrow traz um desfecho satisfatório que, caso contrário fosse mal contextualizado e explicado, deixaria a protagonista em uma posição bem crítica, dando a entender de que ela não passa de uma simples espiã amadora jogada na boca dos leões que, infelizmente, fez as escolhas mais estúpidas possíveis. Devido algumas atitudes não serem tão bem explicadas, essa possibilidade quase acontece, mas o filme consegue dar a volta por cima.

Elenco: Jennifer Lawrence, Joel Edgerton, Matthias Schoenaerts, Charlotte Rampling, Jeremy Irons, Mary-Louise Parker, Joely Richardson, Ciarán Hinds, Sakina Jaffrey, Douglas Hodge, Sergei Polunin, Thekla Reuten, Sebastian Hulk, Ingeborga Dapkunaite e Joel de la Fuente.


FICHA TÉCNICA
Título Original: Red Sparrow
Diretor: Francis Lawrence
Duração: 2h21min
Lançamento: 01 de março de 2018
Nota: 8/10

   Acompanhe: | Tumblr Pinterest | Fanpage | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©