8 de março de 2019

Filmes de mulheres empoderadas

 
 

As mulheres têm desempenhado um papel fundamental na tela desde os tempos do cinema mudo e, cada vez mais, muitos filmes contam grandes histórias na perspectiva feminina. E por isso, eu listei alguns filmes importantes. E lembrando que o dia da mulher são todos os dias. 


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. O filme francês conta a história de Amélie, uma garota na faixa dos 20 e poucos anos, que trabalha em uma cafeteria e vive sonhando com a vida que deseja ter. Mas o destino já reservava algo para ela: após encontrar fotografias misteriosas em um álbum, ela torna a sua missão identificar as pessoas nas fotos e suas histórias. Ansiosa por essa busca, sem perceber Amélie começa a viver tudo o que ficava em seus sonhos, mostrando que é uma mulher independente e empoderada. Eu sou completamente apaixonada por esse filme, Amélie é vida. 


Pocahontas. A princesa índia guerreira é destemida e luta com desconhecidos e suas novas armas para garantir a sobrevivência de seu povo, suas crenças, seus valores e seu modo de vida. 1995.


Mulan não é princesa, ela é guerreira! Para salvar a vida de seu doente pai, ela se veste de homem e assume seu lugar no exército onde antes de lutar contra os inimigos de sua nação, ela precisará lutar com um inimigo muito pior: o machismo. Uma princesa que usa calças, que não está nem aí para o que os outros dizem dela e que é mais corajosa do que muito príncipe por aí, com certeza vale a pena apresentar para as meninas. 1998.



As patricinhas de bervely hills. 



A primeira animação da Disney em que a protagonista rejeita o título de princesa e não precisa do príncipe encantado para ser feliz. Moana é, além de tudo, uma líder nata, contrária ao que está pré-estabelecido. 2017.



Girls Boss. A ascensão de uma mulher sonhadora que se torna uma grande empresária de sucesso, baseada em fatos reais da vida de Sophia Amoruso.



Valente. Esse clássico Disney, que foge dos padrões clichês Hollywoodianos. Mérida é uma princesa, mas ela não necessariamente precisa viver feliz para sempre. Para ela ser plena, não há necessidade de buscar por um homem. Um filme espetacular que ensina não só crianças como também adultos a importância da valorização da mulher. 2012.



Operação red sparrow. A musa Jennifer Lawrence é uma das estrelas mais empoderadas de Hollywood. E isso com seus 27 aninhos. Desde que apareceu nos radares em 2010 com Inverno da Alma.

2 comentários:

  1. Olá
    Muitos filmes legais. Não vi o último da lista, mas pretendo assistir. Eu fico super feliz que a Disney tá investindo em personagens femininas que não precisam de um príncipe para serem felizes e completas. É com coisas pequenas assim que a mudança acontece.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Sou apaixonada por filmes da disney. Volte sempre.

      Excluir

©