17 de julho de 2018

Dicas para economizar seu dinheiro


Poupar é uma palavra curta e simples, mas formar poupança nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem tem dificuldade de pagar todas as contas no prazo. E, acredite, gastar mais do que se ganha é mais comum do que parece.

As dicas estão divididas em três grandes categorias "organize-se", "olhe para sua renda" e "diminua seus gastos", que, juntas, reúnem todos os passos básicos para quem está querendo reorganizar o orçamento e conseguir e assumir o controle das suas finanças.

CONTROLE. 

O primeiro passo é garantir que o valor necessário para arcar com as despesas essenciais do mês. Some todas as contas da casa. Saber exatamente para onde vai o dinheiro é o primeiro passo para diminuir os gastos mensais.

ANOTE AS DESPESAS.

Você precisa ter noção do que vai gastar. Anote tudo, em um agenda ou em uma planilha de gastos, eu prefiro uma agenda básica. Os itens que ficarem mais para o final da lista devem ser avaliados para corte ou redução, como os gastos supérfluos. Essa é uma boa forma de começar a economizar hoje, pois a ação é simples e pode ser adotada imediatamente.

CRIE METAS. 

Criar metas é muito importante. Você se empenha mais em realizar os objetivos. Se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Se não, poupar para o futuro. Pague suas contas em dia. Mude a data de vencimento de todas as suas contas fixas para logo após o dia em que cai o seu salário. Assim fica bem mais fácil se organizar. Quer juntar dinheiro para comprar um carro? Daqui a quanto tempo? Quando as metas têm data ficamos mais motivados para cumpri-las no prazo.

ECONOMIZE NAS COMPRAS.

Nós mulheres, somos apaixonadas por compras. Geralmente, ficamos namorando roupas e maquiagens atrás das vitrines e quando vemos, já compramos. Mas, pensando bem, será que esse dinheiro que você gastaria com um vestido novo seria melhor utilizado em uma outra coisa?

APLICATIVOS DE GESTÃO FINANCEIRA.

O controle de entradas e saídas de dinheiro é o meio mais fácil de saber quais são os seus maiores gastos e evitar despesas desnecessárias. Para facilitar esse controle, conte com programas, que organizam suas contas e são aliados na hora de poupar dinheiro.

CASA/DECORAÇÃO.

Você não precisa gastar horrores para deixar sua casa mais bonita. Hoje existem vários sites que trazem dicas para reaproveitar materiais e criar decorações gastando bem menos do que você imagina. 

COMER FORA.

Eu amo comer fora. E durante muito tempo eu mantive esse hábito, não vou mentir, ainda tenho. Mas, eu procuro diminuir a frequência de ir em lanchonetes e restaurantes. Eu nunca tive dó de gastar dinheiro com comida, sempre usei sem pena. Mas, fui percebendo o quanto eu gastava com comida, sendo que tem muita coisa gostosa dentro de casa, que eu mesma podia fazer. Sai muito mais em conta. Uma dica legal é, aos fins de semana, se você não abre mão de sair pra comer, uma boa ideia é chamar amigos pra rachar a conta. 

FORÇA DE VONTADE. 

Acima de todas essas dicas, o importante mesmo é você ter vontade de economizar. Eu sei que é bem difícil, e como é! Mas, não vai adiantar nada você usar essas dicas e não ter força de vontade pra economizar.



 Acompanhe: | Tumblr Pinterest | Fanpage | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©