16 de junho de 2018

Comidinhas para a festa Junina


A melhor parte da festa junina pra mim é a comida. Os pratos típicos de festa caipira são requisitos  obrigatórios. Listei as minhas preferidas. Vamos lá?



1. Milho cozido com manteiga temperada.

Fotos ilustrativas.

2. Paçoca. 




Meio kg de amendoim torrado, sem sal e sem pele
Duas xícaras de açúcar
Meia xícara de farinho de milho amarela
Uma colher de café de sal


Pegue o amendoim torrado, o açúcar, a farinha de milho e o sal, coloque-os em um triturador ou liquidificador. Processe até fiquem bem triturados e homogêneos. Pegue forminhas de sua preferência e coloque a mistura, socando com as mãos e modelando. Desenforme e está pronto para consumir.



3. Pamonha. 


6 espigas de milho (bem amarelas)
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de coco ralado seco (desidratado)
½ xícara (café) de água
Palha do milho para embalar (ao invés de embalar na palha do milho.
Barbante ou elástico para amarrar.

Descasque as espigas de milho, corte as pontinhas das espigas e retire todos os cabelinhos do milho. Reserve. Em uma panela ferva água para cozinhar a palha do milho. Cozinhe a palha por aproximadamente 15 minutos. Escorra e coloque as palhas para secar individualmente. Debulhe as espigas de milho com uma faca. Bata o milho, aos poucos, no liquidificador com o auxílio de uma espátula. Acrescente a água quando necessário. Aproximadamente ½ xícara de chá de café. Quando formar um creme, despeje numa bacia. Misture ao creme de milho o açúcar e o coco ralado. Mexa bem até que fique homogêneo. Coloque a massa dentro da palha de milho, fazendo pequenos travesseiros e amarre bem com barbante ou elástico. Em uma panela grande coloque água para ferver. Quando a água estiver fervendo, coloque as pamonhas uma a uma. É importante que a água realmente esteja fervendo, caso contrário, as pamonhas irão se desmanchar. Cozinhe por aproximadamente de 50 minutos a 1 hora. Retire com uma escumadeira e sirva ainda quente ou fria.



4. Canjica. 


Resultado de imagem para canjica

2 xícaras (chá) de Canjica de Milho Yoki
2 litros de água
1 xícara (chá) de açúcar
1 litro de leite
100g de coco ralado
Um pouco de Cravo-da-Índia e Canela-da-China em Casca Kitano a gosto
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Deixe a canjica de molho na água por 24 horas. Transfira a receita de canjica cremosa para uma panela de pressão com água. Adicione o cravo e a canela e cozinhe sua canjica de milho por 45 minutos. Acrescente o açúcar, o leite, o leite condensado e o coco. Com a panela destampada, cozinhe até engrossar a canjica de milho. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Misture e sirva sua canjica doce. Pronto, agora você já sabe como fazer canjica doce.




5. Cocadinha. 

Imagem relacionada

400 g de coco fresco ralado, grosso
2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 e 1/2 xícara (chá) de água
1/4 xícara (chá) de leite condensado
óleo, o quanto baste para untar

Unte uma assadeira grande com óleo. Reserve. Coloque a água e o açúcar numa panela e leve ao fogo alto. Deixe a calda cozinhar até o ponto de fio médio. Despeje o coco na panela com a calda e mexa. Acrescente o leite condensado e continue mexendo até que comece a desprender do fundo da panela. Retire a cocada do fogo e coloque as colheradas sobre a assadeira untada. Espere endurecer um pouco e retire as cocadas da assadeira com uma espátula. Se quiser guardar a cocada, deixe esfriar bem e guarde num recipiente com tampa.


Queijo, licor e amendoim, completam o meu são joão. E vocês, do que gostam? Espero que tenham gostado do post de hoje, não se esqueçam de marcar sua reação aqui embaixo.

  Acompanhe: | Tumblr Pinterest | 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©