21 de novembro de 2017

Melhorando a autoestima em alguns passos

Resultado de imagem para amor proprio tumblr

Problemas com a autoestima são praticamente uma epidemia do nosso século. Somos bombardeados desde crianças com padrões altos de beleza, comportamento, estilo de vida e a exigência de uma perfeição inatingível é constante. As críticas, rejeições, imposição de culpa, humilhações, etc, vão minando aos poucos a autoestima e autoconfiança das meninas que se tornam mulheres inseguranças, frustradas e carentes.
❤❤❤


A baixa autoestima pode levar a doenças mais graves como e depressão e também se manifesta em sentimentos e comportamentos como a necessidade de aprovação, submissão a relacionamentos abusivos e tóxicos, tristeza, perfeccionismo, medo, insegurança, um elevado crítico interno.

As crenças limitantes que se formam são inúmeras e muito poderosas: "não consigo", "não sou bonita", "ninguém gosta de mim", "não sou capaz", "faço tudo errado"..

O primeiro passo é a consciência da baixa autoestima e a vontade de melhorar. Vale a pena reforçar que se a sua motivação para agir estiver muito pequena, pode ser que você esteja em um quadro depressivo ou ansioso e deve buscar ajuda.

É fundamental identificar a fonte da baixa autoestima. Anote seus pensamentos, identifique um padrão. Reflita e tente recordar de alguma situação específica, comentário ou pessoas que deram início a esse sentimento.

Anule o seu crítico interno com pensamentos conscientes e positivos! Para cada "eu não vou conseguir", que venha involuntariamente, repita 3 vezes "eu vou conseguir, sim!"

Liste todas as suas qualidades ou faça um diário de suas conquistas e vitórias, pensamentos positivos e elogios. Escrever todos os dias algo de bom sobre você mesma vai ajudar a internalizar esse sentimento. 

Foque em anular aquilo que seu crítico interno mais aponta. Coloque essa lista em algum lugar visível e leia sempre que puder.

Use frases assertivas no seu dia a dia. Descreva antes tudo aquilo que for fazer, por exemplo: "vou levantar agora", "vou escovar os dentes", "vou colocar uma roupa que gosto". O importante é você sempre realmente fazer aquilo que você pensar. 

Sua mente vai entender que você é capaz de realizar tudo aquilo a que se propuser.

Aceite o fato de que somos imperfeitos.

Adote um estilo de vida mais positivo.

Concentre-se em ser feliz, elevar a sua autoestima e agradar a pessoa que mais importa no mundo: você mesma.

  ❤❤❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário

©