7 de junho de 2016

Endometriose ♡



Pra quem não sabe endometriose é uma doença caracterizada pelo endométrio. É um tecido que reveste o interior do útero. Endometriose afeta milhões de brasileiras, por ser um assunto muito importante, quero discutir um pouco sobre ele.

Nós sabemos que todos os meses, o nosso endométrio fica mais espesso, para que um óvulo seja fecundado. Quando não ah gravidez, esse endométrio descama, sendo posto para fora, ou seja pela menstruação. E o que acontece? Normalmente ela é expelida para fora, mas em algumas mulheres, o sangue vai para um lado contrário, pode cair numa cavidade abdominal ou nos ovários, causando uma lesão. Drogas, cafeína, álcool e alguns usos de medicamentos podem estimular a desenvolver a endometriose, mulheres com menstruação muito intensa possui risco obter a doença. 

Os sintomas mais comum são, muita dor e infertilidade, algumas apenas dor. Dor durante as relações sexuais, dor durante a menstruação, dor no intestino. 


Existem vários tipos de exames para diagnosticar a endometriose, como a ultrassonografia transvaginal, laparoscopia, laparotomia entre outros. Os tratamentos vão depender de cada pessoa. Sendo o tratamento cirúrgico, que significa remover a endometriose por meio de uma cirurgia, acontece de remover algum órgão afetado. Tratamento com medicamento, que constitui em diminuir os sintomas. Não existe uma cura exata, para essa doença, o intuito se trata de diminuir a dor, favorecer também uma possibilidade de gravidez.
Eu espero que vocês tenham gostado, fiz o post com muito carinho, como sempre pra vocês. As pessoas poderiam discutir mais esses tipos de temas, isso pode ajudar muito uma outra pessoa. Lembrando que existe o mês MUNDIAL de conscientização da endometriose, que é o mês de março, mas não devemos apenas se conscientizar no mês de março e sim, sempre que pudermos.
© Anne Lima - 2016 | Todos os direitos reservados. | Blog de Anne Lima | Tecnologia do Blogger