A década de 70 foi marcada por uma grande mudança no comportamento dos jovens que se refletiu na música e na moda. Foi uma das mais ricas na história da moda, tanto que até nos dias atuais.
A época serve como inspirações para alguns estilistas famosos que muitas vezes estão resgatando peças que fizeram sucesso nessa época.
Os homens deixaram de ser formais, ficaram mais coloridos e psicodélicos. As mulheres, mais românticas e despojadas. Batas indianas, estampas florais e muita cor.
O movimento hippie reuniu estudantes que queriam contestar contra a guerra do Vietnã e houve um desejo forte de retornar à natureza.
Na moda dos anos 70 usou-se de tudo, variando de estação para estação.
Jeans com enormes bocas de sino, bordados e muitos brilhos franjas, colares de contas, miçangas, bijuterias étnicas, saias e calças de cintura baixa com cintos largos, estampas florais e psicodélicas em quantidade, roupas artesanais, materiais naturais, tinturas caseiras, sandálias de plataforma, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas.
Tudo isso fez parte da estética hippie que vestiu homens e mulheres e que marcou a década de 70 com seu lema "paz e amor" e sua moda alegre.
Tanto o movimento hippie quanto o punk rock queriam protestar contra as guerras, capitalismo e problemas sociais, numa linha romântica, sonhadora e rebelde.
Tudo isso se juntou na moda, com uma nuance de paz e amor e com total libertação.
Discoteca
O clássico filme Grease mostra o melhor das roupas anos 70
Calça.
A popular boca de sino fez a cabeça das mulheres, ainda mais aquelas que amavam o estilo hippie. Voltou à tona recentemente e pode ser usada hoje em dia sem problemas.
Macacões
Peças coloridas e com estampas étnicas viraram febre nas ruas, com saltos e sandálias plataforma.
Vestidos e saias estampados
Se vestido e saia sempre foram atemporais e convencionais, na década de 70 eles se reinventaram com padrões distintos e estampas diversas, tom psicodélico, entre outras estéticas.
A ideia era um visual poderoso e alternativo.
O saiões usados por Isis Valverde em Boogie Oogie fizeram sucesso e voltaram à moda graças à novela
Nenhum comentário:
Postar um comentário